Running – Amadores e Federados: lesões e recuperação
Corrida, Trail e Caminhada, são alguns dos desportos que têm vindo a ganhar mais destaque nos últimos anos. São vários os benefícios da corrida, embora que quando não realizada adequadamente, poderão ocorrer algumas lesões. É importante que o atleta comece a correr com consciência e de forma progressiva, isto é, seguindo um plano de treino adequado à sua condição física, ao tempo de desporto (se é ou não sedentário), se tem problemas de saúde (por exemplo, problemas respiratórios e/ou diabetes), entre outros fatores que devem ser expostos ao Profissional que o acompanha.
Estudos realizados recentemente apontam que a Corrida (Running) pode causar lesões em áreas variadas, sobretudo na zona da Coluna e dos Membros inferiores, com destaque para: os joelhos, as pernas, os pés e as tibio-társicas.
Outra das lesões comuns é a Fascite Plantar que ocorre quando o tecido fibroso, conhecido como fáscia plantar do pé inflama. Sendo a fáscia plantar constituída por tecido conjuntivo localizado entre os primeiros ossos da plantar do pé e a base do calcâneo, importante para manter o arco plantar do pé, quando colocada em estiramento excessivo inflama. Uma das principais causas para esta inflamação pode estar relacionada com uso inadequado de calçado, esforços repetitivos sobre a fáscia plantar, provocando uma sobrecarga da estrutura. Para além da inflamação, a dor pode estar presente, bem como a incapacidade para estar de pé durante longos períodos.
De forma a prevenir a ocorrência deste tipo de lesão e/ou e minimizar o impacto é importante readaptar a prática desportiva, alongar a musculatura, usar calçado adequado, realizar o repouso entre a prática desportiva.
A fisioterapia pode ajudar a melhorar esta condição, através de tratamentos adequados à mesma.
Fale com um profissional de saúde e – conjuntamente com o seu Treinador (ou Personal Trainer), Médico e Fisioterapeuta – desenvolva um plano com vista a atingir os seus objetivos!